O Que é Etileno-Glicol e Qual a Sua Finalidade?

Postado por Silvio Moraes em 07:43 com 5 Comentários
Imagem (Google)
O Brasil está começando a mudar agora o seu conceito sobre produtos automotivos. O fluido para radiador é um deles, é comum você conversar com pessoas e eles dizerem: Tenho carro a mais de vinte anos, nunca tive problemas, porque teria agora?
É normal isso ocorrer, o cliente não tem obrigação de saber, mas o profissional que o atende sim, é de suma importância conhecer o produto que vende, por isso resolvi falar um pouco sobre o etileno-glicol, pois é a composição principal do fluído para radiador, se ao comprar um fluído e ao ler a composição no rótulo e não possuir este componente, não é fluído, mas água com corante, por isso é muito importante você conhecer este produto.
Os carros rodam em regiões muito diversas – em alguns lugares a temperatura pode ficar abaixo de 0; em outros, muito acima de 40º C. Por isso, qualquer fluido usado no arrefecimento do motor precisa ter um ponto de congelamento muito baixo, um ponto de ebulição muito alto e deve ter a capacidade de armazenar muito calor.
A água é um dos fluidos mais eficazes na conservação de calor, mas ela congela numa temperatura muito alta para ser usada em motores de automóveis. O fluido que a maioria dos carros usa é uma mistura de água e etileno-glicol (C2H6O2), também conhecido como aditivo de radiador ou anticongelante. Adicionando-se etileno-glicol à água, os pontos de ebulição e de congelamento melhoram significativamente.

Água pura
50/50
C2H6O2/Água
70/30
C2H6O2/Água
Ponto de congelamento
0º C
-37º C
-55º C
Ponto de ebulição
100º C
106º C
113º C
A temperatura do líquido de arrefecimento pode chegar, às vezes, de 121º C a 135º C. Mesmo com a adição do etileno-glicol, essas temperaturas ferveriam o líquido de arrefecimento; logo, algo mais tem de ser feito para elevar o ponto de ebulição.
O sistema de arrefecimento usa pressão para elevar ainda mais o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento. Assim como a temperatura de ebulição é mais alta numa panela de pressão, a temperatura do líquido de arrefecimento ficará mais alta se o sistema for pressurizado. A maioria dos carros tem um limite de pressão de 14 a 15 libras por polegada quadrada (lb/pol²), ou 0,96 a 1,03 bar, o que aumenta o ponto de ebulição outros 25º C, permitindo que o líquido de arrefecimento suporte as altas temperaturas.
O anticongelante também contém aditivos para resistir à corrosão.
Entende agora o quão importante é esta composição química? Para saber mais entre em contato comigo e agende uma visita o e-mail é: silviomoraes38@yahoo.com.br  Até a próxima...
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